quarta-feira, 17 de junho de 2009

Linguagem logo

Criada na década de 70, era utilizada em laboratórios como o MIT( Instituto de Tecnologia de Massachusetts ). Baseava-se no estudo e elaboração de software e hardware para trabalhar com matemática, utilizando o computador.

"LOGO não é só o nome de um linguagem de programação, mas também de uma filosofia que lhe é subjacente. A filosofia surgiu dos contatos de Papert com a obra de Piaget e dos estudos sobre o problema da inteligência artificial".http://www.centrorefeducacional.com.br/linlogo.html

A linguagem logo passou a ser utilizada na educação como mais uma ferramenta educacional, buscando integrar habilidades corporais com intelectuais do aluno.

"Os comandos do Logo dividem-se, basicamente, em comandos primitivos, que já vêm implementados na linguagem, e em nomes ou rótulos de procedimentos, escritos pelo usuário, que, uma vez na área de trabalho (memória), são executados como se fossem comandos primitivos. A maior parte dos comandos primitivos, e todos os procedimentos, podem ser executados em modo direto ou ser acionados a partir de um (outro) procedimento". http://www.centrorefeducacional.com.br/linlogo.html

Nesse processo, o aluno aprende noções de Geometria e desenvolve a capacidade de resolver problemas.

Exemplo de jogo utilizando a linguagem logo:
Quebra-Cabeças
Dadod o Doende
Jogo cujo objetivo é administrar o espaço disponível para movimentar caixas até um ponto específico.
São 100 fases e a possibilidade de salvar sua situação no jogo mediante o procedimento de anotar um código para futura referência.
Caso o mediador não permita as tentativas práticas antes da visualização, o jogo exige do jogador um intenso trabalho de visualização antes de começar a tentar mover os blocos.
Os movimentos podem ser desfeitos mediante o uso da tecla "V".
Necessita do plugin Adobe Flash Player instalado. Clique aqui para instalá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário