quarta-feira, 17 de junho de 2009

Educação a Distância

A educação, como tudo na atualidade, passa por mudanças, avanços, modernizações...um exemplo de modernização que a tecnologia possibilitou à educação é a modalidade "à distância".

Não apenas realizar uma graduação, hoje as pessoas podem participar de diversos cursos livres, de acordo com o interesse.

As instituições de educação buscam dessa forma, abarcar aquelas pessoas que querem ou precisam concluir ou dar continuidade aos estudos, mas não têm tempo, com o ensino á distância. Alguns diriam que num esforço de "democratizar" o acesso ao ensino. Porém, é necessário que o aluno tenha antes acesso aos recursos tecnológicos que permitem a participação no ensino á distância: o computador, a internet.

Segundo José Manoel Moran, "a educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente".Página do Prof. Moran: www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm

Creio que tal definição, simples e clara, nos ajuda um pouco a definir a educação a distância, que pode ter momentos presenciais ou não presenciais e abrange todos os níveis do ensino regular,sendo mais adequado para adultos pois são capazes de desenvolver estudos individuais, inclusive a pesquisa.

Vale ressaltar o cuidado que o aluno deve ter ao escolher a instituição que irá escolher, se o ensino é reconhecido e de qualidade.

Atualmente estou participando de um curso sobre a aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e como a educação inclusiva atua. tem sido uma experiência muito produtiva em vários aspectos, desde ao aprendizado do uso da internet, bem como a troca de experiências com outros alunos e professores de várias partes do Brasil.É necessário ter muita disciplina e dedicação para obter um bom aproveitamento, mas vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário